publicidade

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Tipos de cidades ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Cidades Históricas - Ecoturismo - Estâncias Climáticas - Estâncias Hidrominerais - Ilhas - Praias - Regiões Serranas - Religiões e Crenças - Represas - Turismo Rural

                

Ilhabela, um convite ao paraíso!

(21 de novembro de 2003) 

Por Marcelo Pincinato e Wellington Guitarrari

Ilhabela/SP

 

Ilhabela! O nome realmente não poderia ser outro. Como é possível um só lugar reunir tanta beleza? Antes mesmo de atravessar com a balsa o canal que dá acesso à ilha, todos ficam deslumbrados com a maravilhosa visão. É uma perfeita harmonia entre o verde, da Mata Atlântica, com o mar. Situada no litoral Norte do Estado de São Paulo, a 230 Km da capital, Ilhabela tem muitos locais preparados para receber turistas. Há, aproximadamente, 3.500 leitos espalhados nos hotéis e pousadas daqui. Toda a rede hoteleira está localizada em área urbana e tem fácil acesso ao comércio e às praias. Tudo na ilha convida os visitantes a explorá-la. E foi isso que o Feriadão.com fez. Saiba agora, tudo o que faz deste lugar um dos mais encantadores do litoral brasileiro. (Saiba mais sobre Ilhabela)

 

Belas praias

Há cerca de quarenta praias em Ilhabela. Elas estão divididas em três direções diferentes: praias do sul, do norte e as de mar aberto, ou leste. A balsa é o que divide se uma praia é do norte ou do sul. Saindo dela, à direita, você vai para o sul da ilha. Para esse sentido, as praias do Curral, Grande, Feiticeira e Pedras Miúdas são as mais concorridas. Se a sua opção for o lado oposto, Perequê, Saco da Capela, do Sino, Pinto e Armação podem ser o destino. Em todas esses lugares, é possível chegar de automóvel. Agora, se a sua preferência for a privacidade, vá para o leste. Lá tem praias como Poço, Fome, Eustáquio, Castelhanos, Bonete e Anchovas. Mas aí o papo é outro, porque elas somente são acessíveis por mar ou trilha. "Vale a pena! Creio que, em toda a minha vida, nunca fui para um lugar tão magnífico", afirma a estudante Silmara Gomes, que acabara de retornar da Baía dos Castelhanos.

 

Infinidade de opções

A exuberante natureza de Ilhabela atrai milhares de turistas durante o ano inteiro. Com 340 km2 de área rodeados por um belo mar azul, mais de trezentas cachoeiras com águas cristalinas e uma grande diversidade de fauna e flora, o lugar oferece uma infinidade de opções para você não ficar parado. Pelas águas do canal, um vento constante propicia a melhor raia do litoral paulista para a prática de esportes náuticos. Vários veleiros, iates, lanchas, jet-skis e windsurfes navegam diariamente pelo local. Mas não é só isso, diversas trilhas, cavalgadas, rapel, esqui-aquático, surf e excursões de jipe são outras alternativas. "Aqui não há como ficar parado. Venho pelo menos umas três vezes ao ano. Acho Ilhabela o lugar mais bonito do Brasil dentre os que eu já visitei. E olha que viajo bastante", declara o empresário Renato Medeiros Cury. O mergulho também é muito procurado aqui. Existem alguns naufrágios para serem visitados, com vários níveis de dificuldade.

O calendário turístico e cultural de Ilhabela é rico em torneios esportivos, folclore e festivais gastronômicos. Existem eventos nacionais, que atraem esportistas de todo o país, como a Semana da Vela e o Torneio de Pesca Oceânica. Apesar de tradicionalmente ter uma excelente culinária, agosto é o mês gastronômico da ilha. É quando tem o Festival do Camarão, em que quase todos os restaurantes participam oferecendo ao turista inúmeras receitas feitas com o crustáceo.

O Festival de Verão de Ilhabela, que começa no final de janeiro e início de fevereiro, promove o encontro Internacional da Música Popular Brasileira. Esse evento já faz parte do Calendário Cultural do Estado de São Paulo.

 

Parque Estadual de Ilhabela

Pode ficar tranqüilo! Seus filhos, netos, bisnetos, ... vão poder conhecer a ilha exatamente como ela está. É com o objetivo de preservar o ecossistema e a biodiversidade local, que existe o Parque Estadual de Ilhabela. Ele mantém praticamente intocada uma área de 290 km2, que correspondem a 85% do total do Arquipélago de Ilhabela. Há treze trilhas abertas na mata. Nelas, é possível observar plantas e animais, além de parar para banhos em cachoeiras espetaculares. O parque abriga árvores centenárias, espécies raras de bromélias e orquídeas e muitos animais silvestres.


Dicas Feriadão.com

 - Não esqueça de levar um bom repelente. Os borrachudos diminuíram com a urbanização, mas ainda incomodam nas trilhas e em alguns lugares como a Baía dos Castelhanos.

 - Apesar da alta freqüência de casais e famílias, a agitação noturna na ilha é excelente. Há uma variedade muito grande de bares e restaurantes. Com certeza, algum vai agradar você.

Ver mais sobre Ilhabela - SP

Voltar

Próxima dica

 

Outras seções do Feriadão.com

Hospedagem:

Especiais: veja as últimas notícias e dicas do Feriadão.com!

 (13/08/2012)  Workshop dá continuidade a fomento do turismo.

 (13/08/2012)  Torrinha atrai aventureiros.

 (13/08/2012)  Empresas do Piauí recebem selo de qualidade.

 (13/08/2012)  Empresários criam rede para promover destino.

 (13/08/2012)  Porto Feliz.

(clique aqui para ver + dicas!) 

Pesquisar destino: encontre a cidade ideal para sua próxima viagem!

 

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Atalhos :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Feriadão.com (c) 2018 - todos os direitos reservados :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nome da cidade

pesquisa completa!

Desenvolvimento: