publicidade

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Tipos de cidades ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Cidades Históricas - Ecoturismo - Estâncias Climáticas - Estâncias Hidrominerais - Ilhas - Praias - Regiões Serranas - Religiões e Crenças - Represas - Turismo Rural

                

Coluna semanal

(26 de dezembro de 2005) 

LUZES DO NATAL

Cidades como Jaú, Paulínia, Itu e tantas outras do Interior e Litoral (a capital não deixou por menos) esmeraram-se na decoração natalina com aquele show de luzes que são possíveis com as “luzes da china”, como são chamadas aquelas lampadinhas de baixo custo, mas que dão grandes efeitos quando bem aplicadas.

Já informamos nesta coluna que cidades como Campos do Jordão chegaram a fazer extensa programação oficial para atrair e agradar visitantes. É um incentivo ao turismo e ao próprio comércio em cidades que muito dependem dessas visitas. Às Prefeituras que cuidaram do seu ‘pedaço', os nossos sinceros parabéns.

 

PARANAPANEMA

A cidade de Paranapanema foi criada em 1944. Localiza-se no Km 256 da Rod. Raposo Tavares e pode, também, ser alcançada pela Rodovia Castelo. É classificada como Estância Turística pelo Governo do Estado e se juntou às cidades do Pólo Cuesta muito embora, na opinião de muitos, a cidade deveria se juntar ao Núcleo de Turismo das Represas, com Avaré, Piraju, Fartura, e outras que são banhadas pelas represas da região e com um apelo muito mais lógico.

Além das belas fotos que são propiciadas pela represa e pelo Rio Paranapanema são atrativos da cidade: a Estação Ecológica; a Ilha do Sol; o Barco Jóia Rara; o Centro Cultural Momentum; o Turismo Rural em Holambra II ; o Museu das Posses, o Ecoturismo; a Pesca Esportiva; e a prática de esportes de aventura.

A sua Secretaria de Turismo anuncia a realização da etapa final do “Campeonato São Paulo de Jet-Ski 2005” , considerado um dos mais importantes e envolvendo 7 categorias. É quando aproveitam a ocasião para atra ções na Praça de Alimentação, no Parque de Diversões para crianças, na Banana Boat e, até no Aeromodelismo.

 

ICONE PARA CIDADE

Muita lição de casa é o que tem de fazer as cidades com pretensões de angariar o dinheiro que normalmente é gasto por turistas. Embora seja muito fácil cruzar os braços e esperar o dinheiro cair do céu, o fato é que assim ele nunca aparece.

Entre as coisas que devem ser feitas, uma das primeiras é identificar-se para ser, por outras pessoas, identificada. É muito importante a cidade descobrir qual o seu ícone ou o seu emblema turístico. Algo que chame a atenção das pessoas, ao mesmo tempo em que procure transmitir o seu fiel auto-retrato.

É tarefa dos Conselhos Municipais, mas que não dispensa uma grande consulta entre a população, até porque, com isso, estará ajudando na tão necessária conscientização.

 

CENSO HOTELEIRO

A Editora Abril e a Abih-Nacional (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira), com verbas do Sebrae, apresentaram o primeiro “Censo Qualitativo Brasileiro dos Pequenos, Médios e Grandes Hotéis do Brasil”. O estudo foi entregue ao Ministro Walfrido dos Mares Guia, na última reunião do Conselho Nacional de Turismo, em Brasília.

O trabalho resultou na produção de 5 volumes do estudo. Leve-se em conta, ainda, a conhecida seriedade com que são feitos os levantamentos por parte da Editora Abril com os seus Guias 4Rodas, sempre confiáveis e absolutamente independentes.

Na pesquisa foram conferidos 188 itens de cada hotel, desde o tipo das cortinas até se o hospede terá jet-ski. Todo o trabalho facilitará as análises para investimentos, deixando-se de lado o que chamam de “achismo”.

 

CÁSSIA DOS COQUEIROS

É uma das cidades do roteiro Portinari que, juntamente com Cajuru faz parte, também, do “Núcleo Café com Leite” que reúne cidades de São Paulo (café) e de Minas Gerais (leite). Cássia deve ter uns 15 mil habitantes e é uma cidade muito agradável para se visitar.

Dentre suas 18 cachoeiras, algumas têm beleza exemplar. Uma delas fica dentro do perímetro urbano. Algumas outras estão em propriedades particulares e são visitadas através de Agências de Turismo autorizadas. Há um mirante de onde se tem uma agradável vista panorâmica de sete cidades paulistas e mineiras.

Outra coisa que sempre agradou os excursionistas é o seu “centrinho” em volta do qual encontramos sorvetes caseiros, lojas de artesanato e, conforme a época, uma exposição de quadros de artista local. Outras informações podem ser prestadas pelo Departamento de Turismo da Prefeitura de Cássia.

 

ITUPARARANGA

Este é o nome de um novo Circuito Turístico nas cercanias da Capital. Um punhado de empresários de diversos ramos ligados ao turismo, unidos e coesos, estão implantando um roteiro muito agradável para passeios de um dia, ou fins de semana ou períodos até maiores.

Já existe meia dúzia de Postos de Informações bem municiados com mapas e folhetos dos melhores endereços do lugar. Tudo foi organizado ao redor da Represa de Itupararanga e envolve as cidades de São Roque, Ibiúna, Piedade, Votorantim, Alumínio e Caucaia do Alto (Cotia). Num dos lados esta a Rod. Raposo Tavares, no outro a Rod. Castelo. Entre elas uma estradinha graciosa que, mais dias menos dias, irá se chamar “Estrada Turística de Itupararanga”. Outras informações você obtém pelo tel. (011) 4784-6406.

Por: Jarbas Favoretto
amitur.sp@uol.com.br

Voltar

Próxima dica

 

Outras seções do Feriadão.com

Hospedagem:

Especiais: veja as últimas notícias e dicas do Feriadão.com!

 (13/08/2012)  Workshop dá continuidade a fomento do turismo.

 (13/08/2012)  Torrinha atrai aventureiros.

 (13/08/2012)  Empresas do Piauí recebem selo de qualidade.

 (13/08/2012)  Empresários criam rede para promover destino.

 (13/08/2012)  Porto Feliz.

(clique aqui para ver + dicas!) 

Pesquisar destino: encontre a cidade ideal para sua próxima viagem!

 

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Atalhos :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Feriadão.com (c) 2017 - todos os direitos reservados :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nome da cidade

pesquisa completa!

Desenvolvimento: